Cristina Arend
21 de Outubro
arroio do meio - RS
Os Atuais iniciou em 05 de janeiro de 1968 em Tucunduva-RS, fundado por Ivar David Costa e mais 4 amigos.  Em 1971 gravaram o primeiro disco. Com o passar do tempo foram surgindo um sucesso atrás do outro tais como: ”Morena de 15 anos” Buona Sera Angelina”, “Barco do amor”, “Fim de Semana”, “Alice”, “Sem amor ninguem vive”, “de Segunda a Domingo”, “40 grados”, “Amada minha”, “a 150 por minuto”, e tantos outros. No decorrer de seus 46 anos de história, 43 discos gravados além de 7 DVDs. Em várias oportunidades participaram em programas de TV em São Paulo, como: TV Record no programa Barros de Alencar, TV Bandeirantes, no Programa do Bolinha, TV Educativa com Agnaldo Rayol, TV Manchete, TV Globo no Rio de Janeiro no Programa da Xuxa com a música “Beijinhos daqui e dali”, além de outros canais em estados diferentes e também na Argentina.
 
Na soma das apresentações , Os Atuais já subiram ao palco mais de sete mil  vezes para apresentações, nos mais diversos lugares por esse Brasil a fora e exterior. Devido ao sucesso contínuo e o estilo musical, o público passou a chamá-los carinhosamente de “Os Reis do Baile”. A  agenda de trabalho normalmente é marcada em até mais de um ano de antecedência, e seu fã clube continua sempre se renovando e crescendo a cada ano.
 
Os Atuais tem sua sede própria na rua que leva seu próprio nome, onde funciona seus escritórios, estúdio de ensaios e gravação,loja ATUAL SOM E MÚSICA, além de amplo local para receber amigos, colegas, imprensa e convidados. Tudo isso graças a dedicação e trabalho sério e muito profissional de todos seus integrantes.
os Atuais também já gravaram com vários artístas de renome nacional, exemplo: Tonico e Tinôco, As Marcianas, Carmem Silva, Eric e Henrique e Nerí Batista, tendo também músicas suas gravadas por Rick e Renner, Márcia Ferreira, Sandro Becker e outros artistas nacionais. Nesses 46 anos de carreira além dos 43 discos inéditos e 5 cds extra, Os Atuais já conquistaram 4 discos de ouro. Faz parte também do acervo da Banda, 2 DVDs Ao Vivo com os maiores sucessos, e 5 DVDs de clipes.  Os Atuais hoje são: Pino (vocalista), Reny (guitarra e vocal), Ivair (baixo, guitarra e vocal), Rodrigo (teclados, violão e vocal),Micael (trompete,sax , percussão e vocal), Gerson (trompete,trombone e vocal), Diego (bateria e vocal).
 
A música instrumental sempre esteve presente nos repertórios e CDs do Grupo Os Atuais, inclusive até por sua formação, haja vista, a etnia alemã ser predominante e formadora do Grupo e seus componentes. 
 
Desde 2009 OS ATUAIS estarão promovendo a música instrumental através de espetáculos públicos gratuitos com repertório exclusivamente instrumental, resgatando a sua origem e história musical, já tendo atingindo as seguintes cidades:
 
Dois Irmãos, Porto Mauá Cerro largo, Alecrim, Palmitos, Pinhalzinho, Salvador das Missões, Rio Pardo, Canguçú,Rolador, Caibaté, Guarani das Missões, Santo Antonio do Sudoeste, Candido Godói, Bagé, entre outras, com um público superior a 160.000 pessoas.
 
O Grupo Os Atuais tem gravado o CD Os Atuais Nossas Canções Instrumentais - vol. 37, o qual o repertório é a base das apresentações musicais instrumentais.